- Área: 4650 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Johan Dehlin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Generatorn é um edifício residencial multifamiliar em Linköping, projetado por três escritórios de arquitetura - Spridd, Septembre e Secretary.
No outono de 2019, a Spridd Architects venceu o concurso de alocação de terrenos para o Bloco Generatorn em Vallastaden, um novo bairro a oeste do centro da cidade de Linköping. Para o concurso, a Spridd, que também é a desenvolvedora do projeto, convidou o escritório com sede em Paris, Septembre, e o escritório recém-estabelecido, Secretary. O projeto foi desenvolvido desde cedo por meio de um processo experimental e criativo de trabalho colaborativo de desenho e workshops, bem como entrevistas com estudantes, o que desafiou a ideia de autoria arquitetônica individual.
Juntos, trabalhamos para criar uma arquitetura comum e inclusiva, com um projeto coerente que contrasta com o caráter diversificado da área. Através do programa diverso do projeto e dos espaços comunitários generosos, o Intervallet destaca o potencial para encontros intergeracionais em consonância com as intenções do plano urbano. Aqui, é possível encontrar uma vida social além das paredes dos apartamentos.
O Generatorn é composto por três edifícios, com apartamentos para estudantes e para idosos. Os apartamentos para idosos têm acesso a serviços e áreas comuns para socialização e lazer. Além disso, há um modelo de locação cooperativa nos apartamentos para idosos, que permite aos membros influenciarem ativamente a operação da propriedade.
O edifício possui sete andares e o sótão conta com um jardim de inverno, áreas de armazenamento e espaços comuns ao longo de sua fachada totalmente envidraçada e que pode ser aberta. No total, são 112 apartamentos. Os apartamentos para idosos foram cuidadosamente equipados com varandas generosas que se estendem ao longo de toda a fachada sul. Já os luminosos alojamentos estudantis oferecem uma variedade de tipos de apartamento, desde lofts até alcovas.
A estrutura do prédio é baseada em um sistema de suporte feito de CLT (Madeira Laminada Cruzada), sem uso de concreto, o que reduz consideravelmente a pegada de carbono da construção. O projeto é concebido como um edifício de energia positiva, ou seja, uma casa que produz mais energia do que consome, algo único na construção sueca. Isso é alcançado por meio de painéis solares altamente eficientes e soluções energéticas inovadoras, como unidades de ventilação com controle individual em cada apartamento. Além das soluções para economia de energia, o edifício é certificado pelo Nordic Swan Ecolabel, garantindo um processo de construção sustentável.
Além das unidades privadas, o edifício residencial Intervallet também possui acesso a uma instalação comunitária compartilhada com as outras propriedades do quarteirão. Conhecido como "Felleshuset", é um ponto de encontro comum que inclui um apartamento para pernoite, sala de reuniões, cozinha, banheiros e área de armazenamento.